Ranking: Santa Catarina é o estado mais seguro para se viver? Descubra agora

Afinal, como é a segurança em Santa Catarina? É isso e muito mais que nós vamos te responder neste texto, mas antes, vale uma reflexão!

Nem todas as pessoas gostam das mesmas coisas, não é? Cada família possui seus hábitos, suas culturas, seus programas favoritos e sua forma de curtir a vida.  

Por exemplo, em um fim de semana, tem famílias que preferem curtir um bom parque arborizado, já outras, aproveitar um dia lindo de praia, certo? Mas existe algo em comum entre todas as famílias… Algo que todo mundo gosta e procura: um lugar seguro para morar.

Então, provavelmente, se você chegou neste texto, deve estar cansado de tanta violência e de ter que andar por aí com medo, acertamos? Por isso, aqui nós vamos te responder tudo sobre Santa Catarina, afinal, este é, realmente, o estado mais seguro do Brasil? Como é a segurança em Santa Catarina?

Qual é o estado mais seguro para se morar?

Então, vamos direto ao ponto! De acordo com o Anuário 2023 | Cidades mais seguras do Brasil, que se baseia nos dados do IBGE e do Ministério da Saúde, Santa Catarina se destaca e, de fato, lidera o pódio de estado mais seguro. 

Isso quer dizer que, além de um estado lindo, Santa Catarina vem proporcionando, ao longo dos anos, mais tranquilidade para quem escolhe morar por aqui. Inclusive, não é à toa que vemos cada vez mais pessoas de outras regiões do país, optando por trazerem suas vidas e famílias para cá. 

E você sabia dessa curiosidade também?👉A população de Santa Catarina cresce três vezes mais do que a média dos outros estados e sua economia quatro vezes mais rápido! Com tudo isso, acabamos acompanhando constantemente a geração de novos empregos, expansão das áreas de tecnologia e muito mais. 

E qual é o Índice de Desenvolvimento Humano em Santa Catarina (IDH)?

O IDH também é uma ótima forma de identificar Santa Catarina como um excelente estado para se morar, isso porque, este índice envolve alguns parâmetros importantes, como expectativa de vida da população, alfabetização e renda per capita.

Sendo assim, a partir da análise dos parâmetros, o IDH dos estados pode ser classificado entre:

😥Muito baixo 
🙁Baixo
😊Médio
😄Alto
😁Muito alto

Neste sentido, vale destacar que apenas três estados possuem IDH MUITO ALTO, e adivinha qual é um deles? Sim! Santa Catarina!

Sendo assim, Santa Catarina possui o 3° maior IDH do país, com nota 0,808, perdendo apenas para São Paulo (0,826) e Distrito Federal (0,850).

Os indicadores de criminalidade também estão em queda em Santa Catarina

Segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), há muito o que se comemorar a partir das análises de 2023, que mostram que a maioria dos indicadores criminais sofreu queda. Confira abaixo:

🖐Latrocínios: -52%
👍Roubos: -14,5%
🖐Homicídios: -4,2%
👍Feminicídios: -1,8%
🖐Furtos: -2,4%
👍Lesão corporal seguida de morte: -20%

E aí? Está se convencendo cada vez mais de que Santa Catarina pode ser uma ótima opção para garantir mais qualidade de vida para a sua família, não é?

Palhoça no ranking das cidades mais seguras de Santa Catarina

Depois de falarmos da segurança em Santa Catarina de um modo geral, é muito legal que você também conheça as 10 cidades que mais se destacam neste quesito, com atenção especial para Palhoça, onde a João Costa atua no ramo imobiliário há mais de 20 anos. Dá uma olhadinha aqui embaixo👇

🏆Jaraguá do Sul
🏆Brusque 
🏆Criciúma
🏆Lages
🏆Tubarão
🏆Blumenau
🏆Palhoça
🏆Itajaí
🏆Florianópolis
🏆Joinville

Da mesma forma, além de se destacar pela sua segurança, Palhoça ainda tem praias com belezas exuberantes, que movimentam muito o turismo no estado, como a Guarda do Embaú, novas empresas e indústrias chegando, gerando mais emprego e renda para os moradores, shoppings, obras de revitalização da cidade e um comércio muito amplo. 

👉Saiba mais sobre os destaques de Palhoça, clicando aqui.

Quando a segurança é a sua prioridade, a João Costa é a sua solução

Dessa forma, há mais de vinte anos no mercado imobiliário, a João Costa conhece cada cantinho de Palhoça e São José, garantindo que você e sua família, que procuram por segurança e qualidade de vida em Santa Catarina, achem com facilidade, rapidez e sem burocracia.

Encontre agora seu imóvel na Grande Florianópolis e descubra como a vida pode ser muito mais tranquila, segura e feliz. 

Clique e confira nossas opções para aluguel ou venda.

Conte com a João Costa.