Quanto tempo demora para alugar seu imóvel? 

Alugar um imóvel pode parecer uma tarefa demorada e complexa, com muitos processos e burocracias que, por vezes, fazem o proprietário procrastinar na hora de finalmente anunciar seu bem para aluguel.

Mas e se dissermos que há formas mais rápidas de se conseguir alugar um imóvel, reduzindo esse tempo de espera para somente 48h? 

Não é nenhum truque de mágica, para conseguir atingir esse resultado requer apenas confiança, determinação, organização e responsabilidade com todos os processos que envolvem a locação.

Neste artigo você vai descobrir quanto tempo demora para alugar seu imóvel em média, e como conseguir reduzir esse tempo para antes mesmo do que você imaginava. Salve esse conteúdo em seus favoritos e aproveite!

De acordo com o mercado, quanto tempo demora para alugar seu imóvel?

O tempo para a locação de um imóvel pode ser alterado, para mais ou para menos, por uma série de fatores. Entre os principais pontos que podemos citar, estão:

  • Estado de conservação;
  • Localização;
  • Preço do aluguel;
  • Ajuda ou não de uma imobiliária.

Cada um desses fatores, além da economia na sua totalidade, podem fazer com que o tempo de espera com o imóvel parado seja alterado significativamente.

Tempo de pesquisa

Para se ter uma ideia, uma pessoa que está buscando um novo imóvel, com tranquilidade, para trabalhar ou morar leva, em média, quatro meses para encontrar o imóvel ideal. 

Esse tempo é dedicado para pesquisa, comparativo de preço e, depois, para os trâmites legais do contrato.

Média nacional

Segundo pesquisa feita pela Secovi – SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), a espera média para o proprietário ter algum retorno com o seu imóvel é de 30 a 82 dias.

Enquanto casas ou sobrados tendem a ser locados mais rapidamente, apartamentos costumam ser mais lentos pelo seu alto volume no mercado.

Todo esse tempo, que pode até assustar em alguns casos, é bastante reduzido quando buscamos as parcerias com imobiliárias e seguimos certas dicas, como as que vamos listar abaixo! 

Confiança na Valorização do Seu Imóvel:

A primeira etapa crucial para acelerar o processo de aluguel é a confiança na valorização do seu imóvel. 

Por vezes, esse passo irá determinar quanto tempo demora para alugar seu imóvel 

Apresentar adequadamente os diferenciais do seu bem pode atrair interessados mais rapidamente. 

Invista em boas fotos, destaque características únicas e certifique-se de que a descrição seja completa e atrativa. 

Ao criar uma apresentação convincente, você aumenta as chances de despertar o interesse de potenciais locatários logo nos primeiros contatos.

Determinação na Definição de Preços Competitivos:

Conseguir  definir um preço competitivo é fundamental. Realize uma pesquisa de mercado para entender a média de valores na região, considerando características semelhantes ao seu imóvel. 

Preços adequados não apenas atraem mais interessados, mas também podem acelerar a decisão do locatário, especialmente se perceberem que estão obtendo um bom negócio em comparação com outras opções disponíveis.

É importante saber que essa parte por vezes é definitiva para que seu imóvel seja uma boa opção para o locatário, já que muitas pessoas desistem de dar andamento nesta fase por conta dos altos custos.

Organização nos Processos de Locação

A organização é uma aliada valiosa para reduzir o tempo de espera. Certifique-se de que todos os documentos necessários estejam em ordem e prontos para apresentação. 

Isso inclui a documentação do imóvel, como escritura e registros, bem como documentos pessoais, como comprovante de renda e referências. 

Agilizar esses processos pode ser um diferencial decisivo para os locatários em busca de praticidade e eficiência. 

Quer saber quanto tempo demora para alugar seu imóvel? Preste atenção na tabela de documentos para saber o que você deve ter em mãos antes de colocar seu imóvel para alugar.




Pessoa Física
Carteira de identidade;
CPF;
Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.



Pessoa Jurídica
Contrato social da empresa;
Número do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC); Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.

Tudo bem, partindo do ponto de que você já tem toda a documentação necessária e já arrumou uma seleção de possíveis inquilinos, há mais um passo que você irá precisar seguir para garantir que esse processo seja feito da forma mais rápida o possível.

É preciso garantir, por meio de uma triagem, se o seu inquilino possui todas as documentações necessárias para alugar o imóvel.

Isso, sim, irá de fato ditar quanto tempo demora para alugar seu imóvel ou quanto tempo irá demorar para que o locatário comece a morar no local.

Confira os documentos que o locatário precisa ter sem mãos para alugar seu imóvel.









Pessoa Física
RG e CPF;
Certidão de casamento ou de nascimento;
Comprovante de residência;
A última declaração de IR (Imposto de Renda);
Três últimos recibos do pagamento, caso esteja pagando aluguel; Comprovante de renda que seja, pelo menos, três vezes superior ao valor do aluguel.











Pessoa Jurídica
RG e CPF dos sócios da empresa;
Cartão CNPJ; Contrato social contendo todas as alterações contratuais da empresa; Ficha de inscrição estadual ou municipal; Comprovante de propriedade da empresa, caso houver; Ficha cadastral com referência da empresa Último balanço da empresa assinado e carimbado pelo contador Comprovante de residência dos sócios da empresa;
Comprovante de endereço da empresa;

Responsabilidade nas Etapas do Aluguel:

Seja transparente sobre as condições do imóvel, é preferível ser claro sobre eventuais reformas necessárias e políticas de contrato do que surpreender o inquilino e perder a oportunidade de finalizar a locação.

A responsabilidade nas comunicações e na condução do processo pode criar um ambiente de confiança entre você e os potenciais locatários, tornando a transação mais rápida e eficiente, definindo quanto tempo demora para alugar seu imóvel.

Em resumo, alugar um imóvel pode ser uma experiência descomplicada e até surpreendentemente rápida quando se adota uma abordagem confiante, determinada, organizada e responsável. 

Ao seguir esses passos, é possível atrair e conquistar um locatário em um prazo mais curto do que se poderia imaginar!


Quanto tempo demora para alugar seu imóvel com uma imobiliária?


Se você busca uma solução ainda mais eficiente para o processo de aluguel, uma imobiliária, como a  João Costa, estará à disposição para oferecer serviços personalizados e especializados na sua região. 

Facilitando todos esses processos e muitos outros para que o seu imóvel seja alugado em, no máximo, 48 horas! 

A diferença, de meses para horas, pode parecer muita, mas conseguindo conectar imóveis certos com as pessoas certas, a entrega das chaves, e o seu primeiro lucro com essa propriedade locada, se tornam muito mais rápidos.

💡Leia também – Registro do seu primeiro imóvel? Saiba como fazer!

Quer descobrir ainda mais dicas sobre as melhores áreas para investimento, dicas de mudança e valorização para seu imóvel?
Acesse nosso blog e aproveite para fazer o download gratuito de nossos guias e e-books!