Vistoria de imóveis: aprenda a não ser cobrado indevidamente na desocupação

Na hora de entrar em um novo imóvel alugado, a alegria da nova conquista, por vezes, acaba nos fazendo ficar desatentos a processos e etapas fundamentais para que você tenha uma vida mais tranquila e não precise vivenciar surpresas na hora de desocupar. Afinal, não existe nada mais chato do que precisar gastar um dinheiro que não estava previsto no seu orçamento do mês, não é?

Por isso, a gente decidiu trazer um tema super relevante e que pode trazer dores de cabeça para quem não entende direito sobre o assunto: vistoria de imóveis alugados!

Então, se você é uma das pessoas que já teve algum problema com isso, conhece alguém que já passou pela situação ou simplesmente começou a alugar agora e já quer ficar prevenido, este texto é para você.

Antes de tudo: o que é uma Vistoria de Imóveis?

Basicamente, a vistoria de um imóvel é uma avaliação realizada antes da entrada de um novo morador e após a saída dele, tanto para imóveis vendidos, quanto alugados. Mas aqui iremos focar nos processos de vistoria de locação, ok?

Neste contexto, a vistoria de imóveis é fundamental para garantir que sejam identificados quaisquer problemas na estrutura de um imóvel, seja na parte elétrica, hidráulica, nas paredes, no chão e em qualquer outro cantinho do imóvel. Ou seja, garantindo que o imóvel esteja preservado e com boas condições de uso, principalmente para novos moradores. 

Como as vistorias são realizadas?

As vistorias podem ser realizadas por um profissional da imobiliária, que identifica todas as condições do imóvel e cria um laudo ou até mesmo por uma empresa terceirizada especializada no assunto.

Neste laudo estarão descritas, detalhadamente, todas as características e condições de cada cômodo do imóvel, bem como, se este já estiver mobiliado, por exemplo, a quantidade de móveis e acessórios também estará descrita, assim como o estado físico de cada uma delas.

Por exemplo: mesa de jantar, com quatro cadeiras de madeira bem conservadas, sem sinais de cupim, sem avarias, na cor marrom e com tampo de granito sem arranhões. 

Bom, mas o que isso tem a ver com quem está alugando o imóvel? Na verdade, tudo!

Este laudo garante segurança para o proprietário, fazendo com que o inquilino deixe tudo nas mesmas condições do momento da entrada. Ao mesmo tempo, também garante segurança para o inquilino, evitando que ele tenha que fazer algum reparo ou comprar alguma coisa que nem existia no local.

E é neste momento que nós começamos a entrar no papo mais crítico: as cobranças indevidas por vistorias mal avaliadas, tanto pela imobiliária, quanto pelo inquilino. 

#Olha a publi: o que nunca acontece aqui na João Costa, porque nossos profissionais contratados são cuidadosos e apaixonados por oferecerem uma experiência incrível para quem vai alugar.

O que devo verificar na entrada para evitar ser cobrado indevidamente na saída?

Primeiro de tudo: se o laudo da sua vistoria do imóvel for realizado dividido cômodo por cômodo, é assim que você deve revisar tudo também, observando cômodo por cômodo. Ou seja, vá até o quarto, por exemplo, leia frase por frase do que a vistoria indica e vá anotando pontos de divergência. Isso é crucial!

Além disso, separamos alguns pontos fundamentais para você observar também. Confira abaixo:

📋Verifique possíveis “nicados” ou rachaduras no chão, nas paredes e no teto;
📋Se não constar na vistoria, adicione os furos que já estão feitos nas paredes;
📋Teste todas as tomada, disjuntores e interruptores; 
📋Observe cada detalhe do estado dos móveis que já estejam no imóvel e relate tudo;
📋Confira o funcionamento da campainha e interfone; 
📋Confira se a descarga funciona corretamente; 
📋Verifique possíveis vazamentos nas torneiras;
📋Confira todos os trincos das janelas e maçanetas das portas, incluindo fechaduras;
📋MUITO IMPORTANTE: verifique se há sinais de mofo que indiquem infiltrações nas paredes;
📋Observe bem a pintura, conferindo se é nova ou usada;
📋Verifique se tudo o que está no laudo, realmente está no imóvel.

Após fazer tudo isso e anotar, envie tudo no mesmo dia para o e-mail da sua imobiliária, formalizando e registrando tudo o que você observou e, se possível, inclua fotos de tudo.

#Dica de ouro:

Com todas as facilidades do contato via WhatsApp, muitas pessoas acabam perdendo o registro do que conversam e decidem com suas imobiliárias. Portanto, o envio da sua contestação da vistoria do imóvel deve ser feita por e-mail. Assim, mesmo depois de muito tempo, você poderá recuperá-la no momento de desocupação.

E o que diz a Lei do Inquilinato sobre Vistoria de Imóveis?

A gente sabe que ficar por dentro de leis, pode ser algo bem chato e burocrático. Por isso, trouxemos, de forma bem resumida, alguns pontos importantes desta lei. Afinal, eles podem te ajudar a entender melhor o tema e resolver o que você estiver precisando. Inclusive, isso faz parte da cultura de trabalho da João Costa. A gente ama facilitar tudo para você!

Portanto, segundo a lei 8.245, que determina as regras para a locação de imóveis no Brasil, é importante que você saiba que, tanto quem aluga pra você ou você que está alugando, precisam cumprir com seus deveres. Assim vocês evitam qualquer situação desconfortável, ok?

Sendo assim, fique atento a alguns pontos importantes:

✔É responsabilidade do locatário refazer, imediatamente, os danos causados no imóvel que não estejam listados na vistoria
✔O locatário não poderá fazer nenhum tipo de mudança estrutural no imóvel, principalmente sem comunicar a imobiliária ou o proprietário
✔É obrigação do locador oferecer ao inquilino, uma vistoria detalhada sobre todos as condições do imóvel, através da vistoria
✔O locatário possui o direito de contestar a vistoria, desde que faça isso formalmente e dentro do prazo estipulado na negociação
✔Se o inquilino não fizer a contestação da vistoria de entrada, deverá deixar o imóvel exatamente como o laudo descreve no momento da desocupação

Sendo assim, você entendeu que todo mundo possui os seus direitos e deveres, não é? E cada um cumprindo a sua parte, tudo funciona muito melhor e de forma mais amistosa. 

Aluguel com responsabilidade e sem burocracia? É com a João Costa mesmo!

Isso porque, a gente adora poder te ajudar nos momentos mais especiais da sua vida. Seja através de conteúdo educativo ou através do nosso atendimento, que é comprometido em fazer com que seus processos de locação sejam tranquilos, rápidos e justos. 

Siga nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos ou confira agora nossas oportunidades direto no site.

Conte com a João Costa.