Vai alugar imóvel? Saiba o que observar nesta hora!

Se você quer alugar imóvel, mas não sabe exatamente como fazer isso com segurança, saiba que está no lugar certo para acabar com as dúvidas! 

Esse processo de alugar é empolgante, mas pode gerar algumas dores de cabeça. Isso porque há diversos detalhes que devem ser considerados antes de escolher uma casa ou apartamento para morar.

Localização, tamanho, preço, condições do imóvel e vizinhança são alguns dos fatores que precisam ser avaliados. Então, para ajudá-lo a alugar um imóvel, preparamos este guia com o passo a passo para fazer isso com segurança. Vamos conferir? Acompanhe a leitura!

1. Defina quais são as suas necessidades

Antes de procurar alugar imóvel, é importante definir quais são as suas necessidades. Uma forma simples e fácil para determinar tudo isso é respondendo as perguntas abaixo:

  • Quer alugar uma casa ou apartamento?
  • Quantas pessoas vão morar no imóvel?
  • Quais são os bairros que deseja morar? E qual é o seu favorito?
  • Qual é o valor máximo que está disposto a pagar pelo aluguel?

Ao alinhar todas essas informações, você consegue ter clareza de tudo o que deseja, além de economizar tempo e evitar diversos problemas que podem surgir no futuro. 

2. Consulte imobiliárias confiáveis 

Essa é uma dica fundamental para você que vai alugar imóvel. As imobiliárias são responsáveis por intermediar a negociação entre proprietários e locatários, garantindo agilidade, legalidade, transparência e segurança nas transações. 

Por isso, você deve buscar por imobiliárias confiáveis na sua região. Considere o tempo de mercado, a credibilidade e a qualidade dos serviços prestados. Para isso, faça uma boa pesquisa na internet a fim de ler avaliações e comentários de clientes nas redes sociais e Google Meu Negócio, por exemplo. 

Uma outra dica é verificar se a empresa conta com registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), pois todas as imobiliárias sérias são fiscalizadas e regulamentadas por essa entidade. 

3. Verifique a localização 

Morar em um lugar de fácil acesso e seguro é o desejo de todas as pessoas. Afinal, é dessa forma que terá uma boa qualidade de vida. Por isso, ao visitar o local do imóvel, veja se está próximo de supermercados, farmácias, escolas e hospitais. Além disso, verifique as condições de mobilidade, principalmente a distância para o trabalho.

Já em relação à segurança, é importante analisar como é a vizinhança, principalmente se há histórico de crimes no bairro. Outro ponto essencial é verificar a presença de equipamentos de segurança na casa ou apartamento, como portas e janelas com travas, sistemas de alarme e câmeras de segurança. 

Todos esses fatores são indispensáveis na hora de alugar imóvel. Por isso, não hesite em analisar essa etapa com calma e com sua família.

4. Veja o tamanho e as condições do imóvel

A pessoa solteira tem necessidades diferentes do que uma pessoa com cônjuge e filhos, consequentemente o tamanho do imóvel influencia bastante na tomada de decisão. 

Devido a isso, é fundamental escolher uma casa ou apartamento adequado para o número de pessoas que vão morar no ambiente. Veja quais são todos os cômodos e o tamanho de cada um deles para garantir que atenda tudo o que deseja. 

Outro ponto importante é olhar as condições do imóvel, se está livre de infiltrações, mofos e avarias. Essa análise é fundamental para garantir conforto, segurança e economia. 

5. Faça uma visita guiada

Essa é uma etapa essencial na hora de alugar imóvel. Através da visita guiada, você consegue avaliar o espaço com mais detalhes e fazer perguntas ao guia/corretor sobre a casa ou apartamento. 

Durante essa atividade, é possível conferir as condições estruturais, a pintura e as instalações elétricas e hidráulicas do ambiente, permitindo identificar eventuais problemas. Além disso, a visita guiada permite que você conheça a vizinhança e veja se todas as características do local atendem às suas necessidades. 

É uma maneira de garantir mais tranquilidade e segurança antes de fechar um negócio imobiliário.

6. Leia todo o contrato antes de assinar

Encontrou o imóvel perfeito e vai fechar negócio? Perfeito! Antes de assinar o contrato de locação, leia-o com calma e certifique-se que todos os termos e condições estão dentro do acordo. Veja o prazo de vigência, o valor do aluguel, as formas de pagamento, as multas de rescisão antecipada e as responsabilidades do locador e do locatário.

Caso tenha dúvidas, faça todas as perguntas necessárias ao seu corretor de imóveis ou questione diretamente para um advogado. 

Alugar imóvel é uma tarefa que exige esforço e paciência, mas com essas dicas é possível minimizar diversos riscos e encontrar a casa ou apartamento ideal para você. 

Aqui, na Imobiliária João Costa, temos diversos imóveis com excelentes condições estruturais e com tamanhos variados para atender diversas necessidades. 

Também realizamos a visita guiada, que é uma oportunidade única para avaliar os aspectos do imóvel com o corretor e sanar todas as suas dúvidas.

Quer saber mais? Confira a nossa lista de imóveis para alugar em Palhoça e agende uma visita conosco!