Kitnet, loft e studio. Oportunidade de locação e faturamento.

O mercado imobiliário é um excelente caminho para pessoas que desejam investir e obter uma ótima renda mensal, principalmente quando se trata de alugar imóveis. Isso porque é um investimento sólido e rentável. Atualmente, algumas das opções de destaque são kitnet, loft e studio. 

Cada uma delas apresentam características distintas, atendem necessidades específicas e públicos com interesses variados.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, a Imobiliária João Costa preparou este artigo completo sobre kitnet, loft e studio, suas principais diferenças, benefícios e oportunidades no mercado imobiliário. Acompanhe a leitura!

Vale a pena investir no aluguel de imóveis?

Investir no aluguel de imóveis é uma estratégia vantajosa para quem deseja ter uma fonte de renda extra, de modo seguro e sem grandes riscos. Ao investir na locação de kitnet, loft ou studio, permite que você garanta diversas vantagens. Veja abaixo as principais:

Fonte de renda passiva

É a principal vantagem dessa modalidade de investimento. A locação de imóveis permite que você crie uma fonte de renda passiva, ou seja, receba uma receita todos os meses sem a necessidade de trabalhar ativamente para isso. 

Por meio dos aluguéis, você consegue obter uma renda estável, completando o seu salário, tornando sua fonte principal de renda ou até mesmo utilizando para fazer outros investimentos.

Diversificação de investimentos

Outra vantagem de optar pela locação de imóveis é que você diversifica sua carteira de investimentos. A diversificação é uma estratégia inteligente para reduzir riscos no seu portfólio de ativos, principalmente quando também investe em ações e títulos públicos. 

Valorização de patrimônio

Geralmente, os imóveis se valorizam ao longo do tempo, principalmente quando estão localizados em bairros com perspectivas de desenvolvimento. Dessa forma, o valor de investimento em kitnet, loft e studio pode aumentar nos anos seguintes.

Aluguel por temporada

Se você tem imóveis em cidades turísticas, é possível optar pelo aluguel por temporada, disponibilizando seu espaço no Airbnb, por exemplo. Essa modalidade oferece retornos por curtos períodos, sendo possível cobrar mais a estadia em alta temporada. 

Fonte de aposentadoria

Além de ser uma renda passiva, o aluguel de imóveis também proporciona o benefício de ser uma renda adicional para sua aposentadoria. Todo o dinheiro adquirido com o aluguel, você pode investi-lo com foco na aposentadoria para ter uma segurança financeira no futuro.

Kitnet, loft e studio: o que são e quais as diferenças?

Entre as possibilidades de locação de imóveis, estão os espaços compactos, como kitnets, lofts e studios. Cada vez mais estão se tornando populares, principalmente em cidades metropolitanas, como São Paulo. Entretanto, em municípios maiores já é comum ver esses tipos de moradias. 

Apesar de serem semelhantes, esses imóveis apresentam características distintas. Veja abaixo:

Kitnet

As kitnets são as moradias mais compactas e conhecidas pela maioria da população. Normalmente, são imóveis com poucas divisórias, comportando todos os espaços indispensáveis, como quarto, sala, cozinha e banheiro, para uma pessoa solteira ou para um casal viver.

O seu tamanho é de 20 a 40m² de área. Por conta disso, os aluguéis costumam ser mais acessíveis para os moradores. Existe uma grande demanda desse tipo de moradia em regiões próximas de universidades, onde muitos estudantes buscam por aluguel mais barato, ou em grandes centros urbanos rodeados de diversas empresas.

Principais características:

  • Apresenta espaço compacto e funcional;
  • Custo acessível para pessoas que buscam uma moradia econômica, sem necessidade de um grande espaço;
  • Excelente opção para estudantes universitários ou pessoas solteiras;
  • Grande demanda por kitnets em áreas urbanas, tornando-se um ótimo potencial para investidores.

Loft

Os lofts são imóveis modernos, com um amplo espaço e sem divisórias fixas. Frequentemente, vimos esse tipo de moradia com um amplo pé direito duplo e teto feito de vigas de madeira aparente. Por ter origem de fábricas industriais, seu estilo estético lembra um pouco esses ambientes. 

O principal fator visível em um loft é a sensação de amplitude, pois conta com um conceito de espaço bem aberto e integração entre os cômodos. Costumam ter entre 50 a 80m² de área.

O público-alvo de lofts é diversificado, podendo variar entre estudantes, profissionais liberais, nômades ou até mesmo famílias de até três pessoas que gostam de ter um estilo de vida contemporâneo. 

Principais características:

  • Espaço amplo e com possibilidade de personalização;
  • Amplo pé direito duplo;
  • Estilo arquitetônico industrial;
  • Maior do que a kitnet e studio;
  • Ótima escolha para profissionais liberais, estudantes ou famílias pequenas.

Studio

Os studios lembram um pouco as kitnets, porém são maiores, com um conceito mais moderno e sofisticado. Apresentam espaços integrados e contam com uma divisória sutil entre a cozinha e a sala de estar. 

A questão da separação de ambientes é o que diferencia o studio da kitnet, por exemplo. Enquanto as kitnets contam com paredes que separam o quarto da sala, nos studios a divisão é feita por elementos de decoração, como estantes de livros.

O seu tamanho é de 30 a 50m² de área. Majoritariamente, atrai um público formado por jovens ou casais sem filhos, que gostam de ter um estilo de vida mais prático e que ficam a maior parte do tempo fora de casa. 

Principais características:

  • Espaço integrado com divisão de cômodos feita por elementos da própria decoração;
  • Ambiente moderno e sofisticado;
  • Estão localizados em áreas centrais, próximas de transportes públicos e comércios;
  • O público-alvo são jovens ou casais sem filhos.

Qual tipo de moradia vale mais a pena investir em projetos de locação?

A escolha entre investir em kitnet, loft ou studio depende de vários fatores, incluindo a região, o público local, o porte de investimento e outras características. Vamos conferir mais detalhes:

  • — Kitnet: é uma excelente porta de entrada no mundo dos investimentos em imóveis pois conta com um custo baixo. Você pode construir algumas unidades de kitnets em um único terreno.

    Como comentamos, existe uma grande demanda por esse imóvel em bairros próximos às universidades, pois é um tipo de moradia prática. Além disso, as kitnets atraem solteiros ou casais que buscam por opções de imóveis mais acessíveis.

    Já em relação aos custos operacionais, como de manutenção, são menores do que alugar um apartamento ou casa. Porém, vale a pena ressaltar que esse fator depende, especialmente quando há uma alta rotatividade de inquilinos, causando maior depreciação no imóvel e nos móveis.
  • — Loft: se você busca investir em uma locação moderna e diferente do convencional, o loft é uma boa alternativa. É uma estratégia eficiente para se diferenciar no mercado, tanto em cidades turísticas ou interioranas.

    Vale a pena construir lofts em áreas urbanas e próximas de comércios, centros de cultura e entretenimento.

    Nesse caso, a diferença entre loft e kitnet é o investimento, principalmente porque a primeira opção exige mais espaço e um design diferenciado para torná-lo atraente e atingir um público-alvo que está disposto a pagar mais.
  • — Studio: é uma moradia que atrai jovens, casais sem filhos e que valorizam um estilo de vida prático. Além disso, buscam por uma experiência moderna e sofisticada, mesmo em um espaço integrado. Se você se identifica e tem condições de investir em projetos de studios, pode ser uma excelente fonte de renda passiva!

    A diferença do studio para os outros imóveis é que o público-alvo, geralmente, apresenta um maior poder aquisitivo. Os aluguéis são mais elevados, o que pode ser bem interessante para o investidor.

Os principais passos para construir um imóvel para alugar

Ao decidir qual tipo de moradia quer investir, entre kitnet, loft ou studio, é importante considerar alguns outros passos importantes nessa jornada. Confira quais são:

  • — Definir a localização, o público-alvo deseja, o tamanho de imóvel e a rentabilidade mensal desejada;
  • — Estudar sobre a oferta e a demanda dos diferentes tipos de moradias na região, para acertar em todo o processo de construção do imóvel;
  • — Crie uma planilha com todos os custos do terreno, materiais, mão de obra, móveis, entre outros;
  • — Contrate um arquiteto para desenvolver o projeto de moradia e invista em bons profissionais de construção;
  • — Certifique-se de todas as licenças e autorizações necessárias, como aprovação do projeto pela prefeitura, alvará de construção e outros documentos;
  • — Acompanhe o andamento da obra para garantir que todo o plano seja executado da melhor forma;
  • — Após a finalização completa do imóvel, busque por imobiliárias renomadas em sua cidade para ajudar no processo de divulgação e locação da moradia.

Kitnet, loft e studio são ótimas opções de imóveis para investir na construção e locação. A verdade é que não existe uma resposta definitiva de qual é a melhor opção, pois isso dependerá do seu perfil de investidor. 

É importante que você analise as principais vantagens e desafios de cada, para tomar uma decisão estratégica e eficaz. 

Caso queira investir em Palhoça ou na Grande Florianópolis, saiba que os três tipos de imóveis se encaixam muito bem na região. Alguns bairros, por exemplo, são melhores lofts ou studios, já em outros kitnets. Vale a pena realizar uma pesquisa para saber quais moradias são mais ofertadas por aqui.

Para isso, você pode averiguar os imóveis disponíveis para aluguel diretamente no site da Imobiliária João Costa e fazer seu estudo de mercado com a gente. É bem simples, rápido e 100% online. 

Boa sorte nessa jornada de investimento!