O que é IPCA anual? Como ele pode afetar o seu aluguel

Se você tem uma ou mais casas para alugar, saiba que entender os principais indicadores do mercado imobiliário é fundamental. O principal motivo é porque eles podem influenciar diretamente no valor do aluguel de seus imóveis. Nesse sentido, você sabe o que é IPCA anual?

Ele é um dos índices mais conhecidos e é responsável por acompanhar e medir a inflação no Brasil. Por conta disso, é muito importante entender todos os detalhes sobre o IPCA, como funciona o cálculo e como esse índice pode afetar o valor do aluguel de imóveis.

A Imobiliária João Costa preparou este conteúdo completo sobre o que é IPCA anual. Continue a leitura para conferir tudo sobre!

O que é IPCA?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o indicador mais utilizado e tradicional para medir a inflação no Brasil, sendo que o seu principal objetivo é medir a variação dos preços dos produtos consumidos pelas famílias brasileiras.

Criado em 1979, é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e abrange cerca de 90% das pessoas que moram nas áreas urbanas do país, por conta disso tem a palavra “amplo” em seu nome.

E o que significa IPCA anual?

O IPCA anual, também conhecido como IPCA acumulado, é a variação da inflação em um determinado período de tempo, sendo este, geralmente, o acumulado em 12 meses.

Esse acúmulo é utilizado como referência para reajustes em diversas áreas, desde alimentação, transporte, vestuário, salários, contrato de serviços públicos, aluguéis, entre outros. 

💡 Confira também: Você sabe o que é IGP-M?

Como funciona o IPCA?

Agora que você já sabe o que é IPCA anual, vale a pena se aprofundar em alguns conceitos sobre esse índice. Como vimos, ele é o acúmulo de vários meses, porém o IBGE realiza a coleta a cada mês para conseguir calcular o IPCA mensal e, assim, obter o anual.

Portanto, o IPCA depende da demanda e da oferta de produtos e serviços. Nesse sentido, quando há um aumento da procura por um produto que está escasso no mercado, consequentemente o preço tende a subir. Por outro lado, quando há muitas quantidades desse produto mas o consumo está baixo, os preços caem. 

Através da taxa IPCA, o Governo Federal consegue realizar um maior controle da inflação e adotar diversas estratégias no âmbito econômico. 

Como o IPCA anual é calculado?

O cálculo do IPCA envolve pesquisa de preços em diversas regiões do país, realizada mensalmente pelo IBGE. Como vimos, são coletadas informações de preços de alimentos, bebidas, habitação, vestuário, transportes, educação, saúde, despesas pessoais, etc. O levantamento é feito a partir de 430 mil preços em 30 mil locais do país.

Cada item avaliado possui um peso para cálculo. Após a coleta, o IBGE realiza uma ponderação desses itens, sendo que aqueles com maior peso, como alimentação e habitação, recebem mais influência no cálculo final do IPCA. Em seguida, os preços são comparados com os do mês anterior, resultando em apenas um valor ponderado, indicando a inflação do período.

Por exemplo, se o IPCA subiu 0,5% em junho de 2023, significa que os preços de produtos e serviços, durante o mês, tiveram um aumento médio de 0,5%. 

Agora, o IPCA anual é calculado com base nos índices de preços ao longo de um período. Para isso, é possível utilizar a Calculadora do Cidadão para fazer esse cálculo em um período específico, seja de um ou mais anos anteriores.

Veja abaixo o IPCA acumulado nos últimos cinco anos:

IPCA AnualTaxa
20225,79
202110,06
20204,52
20194,31
20183,75

Fonte: IBGE

Qual a influência do IPCA acumulado no valor do aluguel de imóveis?

Entender o que é IPCA anual é fundamental, especialmente se você tem casas ou apartamentos alugados. Isso porque o IPCA acumulado pode ser utilizado como base para o reajuste do valor do aluguel.

Isso acontece se constar uma cláusula específica no contrato de locação que providencia o reajuste com base no IPCA. Dessa forma, é possível atualizar anualmente o valor do aluguel seguindo a variação da inflação do IPCA anual. 

A partir da cláusula, é possível garantir que o valor do aluguel acompanhe o aumento geral dos preços da economia, evitando prejuízos financeiros ao proprietário. Além disso, o inquilino tem consciência do reajuste e não é pego de surpresa ao receber o aumento do valor.

Então, conseguiu compreender o que é IPCA anual e a sua influência no mercado imobiliário? É essencial você estar atento a esse índice da economia, principalmente para não prejudicar seus aluguéis e ter um prejuízo financeiro.

Aproveite para conferir mais dicas em nosso blog e fique por dentro das novidades no setor de imóveis. Até a próxima!