Espaço corporativo: como escolher a melhor sala ou prédio para a sua empresa?

Você está em busca de um espaço corporativo para sua empresa? Essa tarefa é um pouco desafiadora, principalmente porque deve levar em conta diversos fatores, como infraestrutura, localização, preço e segurança para garantir que o local atenda todas as necessidades do negócio.

Além disso, a escolha do espaço para o escritório ajuda a garantir mais conforto e concentração para todos os seus colaboradores. Por isso, é necessário entender como encontrar a melhor sala ou prédio e tomar a melhor decisão.

Pensando nisso, a Imobiliária João Costa preparou este conteúdo com diversas dicas sobre o assunto. Vamos conferir? Acompanhe a leitura!

A importância do espaço corporativo

Durante a pandemia do Covid-19, a maioria das empresas foram ‘forçadas’ a trabalhar remotamente devido aos diversos perigos de transmissão do vírus. Isso gerou muitos desafios para empresários e funcionários. 

O trabalho remoto em si apresenta flexibilidade de horários, a otimização do tempo e dinheiro com deslocamentos. Porém, não conta com a interação social e existem dificuldades de manter uma cultura empresarial ativa. Por isso, ter um espaço corporativo e físico é essencial. 

É nesse ambiente que você consegue criar mais relacionamento entre os funcionários, fomentar a colaboração e a criatividade, além de fornecer um local profissional e seguro. Tudo isso com o modelo 100% presencial ou híbrido, onde os colaboradores trabalham alguns dias no escritório e outros em casa. 

Nesse sentido, vale muito a pena investir em um ambiente físico, principalmente se você preza pelo contato com funcionários e acredita que o modelo de trabalho físico é a melhor opção.

Vantagens de ter uma sala ou prédio para sua empresa

Já deu para perceber que existem diversas vantagens em ter um espaço corporativo, certo? Abaixo, separamos as principais:

  • Fortalecimento da cultura empresarial para fomentar a comunicação, valores e objetivos do negócio;
  • Aumento da produtividade através de um espaço profissional e confortável para minimizar as distrações e manter o foco;
  • Atração e retenção de novos talentos que desejam trabalhar em uma empresa moderna;
  • Fortalecimento da imagem da empresa, tanto para clientes, fornecedores e investidores;
  • Segurança de dados da organização através de uma estrutura tecnológica para evitar o vazamento de informações confidenciais.

Como escolher o espaço corporativo ideal

Mas, afinal, como escolher a melhor sala ou prédio para a sua empresa? Chegou o momento de conferir os principais fatores que devem ser considerados ao selecionar esse ambiente. Veja abaixo:

1. Localização

Esse item depende de alguns pré-requisitos da empresa. Por exemplo, se o seu negócio precisa ter uma localização de fácil acesso para funcionários e visita de clientes, o Centro é a região mais indicada. Por outro lado, se a empresa tem uma grande quantidade de funcionários e necessita de um ambiente maior, é ideal escolher um espaço corporativo em um bairro com boa infraestrutura e que contém alguns estabelecimentos próximos.

Outro fator que deve ser avaliado é como sua empresa deseja se posicionar. Se a intenção é apresentar um negócio moderno e inovador, pode ser interessante escolher um espaço para o escritório em um edifício conhecido da cidade. 

Tudo isso causa impacto para o nome do negócio e gera uma sensação de profissionalismo e confiança.

2. Ambiente

Para escolher o espaço ideal é essencial levar em conta o número de colaboradores, tamanho das equipes que trabalham juntas e se a empresa está em um momento de expansão ou não.

Caso o negócio cresça constantemente, vale mais a pena escolher um espaço corporativo maior do que a necessidade atual, para evitar que faça uma mudança novamente em pouco tempo.

3. Infraestrutura

Seja sala ou prédio, você deve conferir toda a infraestrutura do espaço. Isso significa avaliar se possui salas de reunião, cozinha, banheiros, ar condicionado, estacionamento e outras comodidades necessárias para o funcionamento da empresa.

Existem alguns prédios, por exemplo, que contam com uma ou duas vagas para estacionamento. Porém, é importante verificar se há opções de estacionamento aos arredores para seus funcionários, por exemplo.

4. Custos

Os custos fazem total diferença na hora de escolher um espaço corporativo. É importante analisar o valor do aluguel, os custos de luz e internet, de limpeza, juntamente com os custos de impostos.

Além disso, vale lembrar que, na maioria das vezes, não é um bom negócio optar por um espaço com preço mais baixo do que a média local. Isso porque é essencial analisar a infraestrutura, a localização e todos os benefícios que o ambiente pode trazer para a empresa, seja no aumento da produtividade ou satisfação dos funcionários.

5. Flexibilidade

O locador oferece opções de contratos flexíveis? Essa é uma pergunta chave que você deve fazer. Atualmente, existem contratos de curto prazo ou até mesmo salas que são escritórios compartilhados, mais conhecidos como coworking

Outro fator é verificar se é possível fazer alterações no espaço de acordo com as necessidades do negócio. Por exemplo, se é possível pintar ou criar uma sala de reunião caso não tenha.

6. Segurança

Assim como alugar uma casa ou apartamento, é indispensável avaliar se o espaço corporativo está localizado em uma região segura. Além disso, você deve verificar se há câmeras de segurança, alarme e controle de acesso no local. Isso garante a segurança de todas as pessoas que trabalham na empresa.

Salas e prédios corporativos em Palhoça

A cidade de Palhoça está em constante crescimento e possui diversas opções de espaços corporativos para empresas de diferentes portes. Nós, da Imobiliária João Costa, podemos te ajudar a encontrar a melhor opção de escritório para sua empresa nesta cidade.

Contamos com diversas salas e prédios corporativos nos melhores bairros de Palhoça, seja no Centro, Passa Vinte, Pagani, entre outros. Todos com infraestrutura de qualidade, contendo salas de reunião, espaço para eventos e estacionamento.

Também prezamos por espaços que possuem medidas de segurança adequadas, com todos os itens necessários para garantir a tranquilidade e o zelo de todos. 

Então, quer encontrar a sala ou prédio ideal para sua empresa? 

Acesse agora mesmo o site da Imobiliária João Costa, verifique as opções de espaços corporativos disponíveis e marque uma visita. Estamos prontos para te ajudar a fazer a melhor escolha e garantir o sucesso do seu negócio.

Até a próxima!