Aluguel direto com o proprietário? Entenda a importância de uma imobiliária!

Durante a busca por um imóvel para alugar, muitas pessoas ficam com dúvida se é melhor alugar direto com o proprietário ou através de uma imobiliária. Ambos têm suas vantagens, mas uma prevalece. Essa escolha pode influenciar totalmente na sua economia, comodidade e segurança. 

Para isso, é importante compreender as particularidades de cada opção de aluguel, pois dessa forma fica mais fácil de tomar uma ótima decisão. 

Neste artigo, a Imobiliária João Costa vai te explicar tudo o que precisa saber sobre aluguel direto com o proprietário ou com a imobiliária e como encontrar o seu imóvel dos sonhos. Acompanhe a leitura!

O que considerar antes de alugar um imóvel?

Antes de decidir alugar uma casa ou apartamento direto com o proprietário, ou por meio da imobiliária, você deve considerar diversos fatores, tais como:

  • Localização: determine quais são os bairros que você têm mais vontade de morar, pois assim fica fácil fazer uma pesquisa do que cada lugar oferece, como transporte público, mercados, escolas, hospitais, entre outros;
  • Segurança: pesquise sobre a segurança do bairro e veja se o imóvel apresenta recursos de segurança, como câmeras e portaria;
  • Infraestrutura: avalie toda a infraestrutura da casa ou apartamento, desde a qualidade da construção, os acabamentos e todas as instalações do imóvel;
  • Valor do aluguel: veja quanto é o valor e analise a quantidade de dinheiro que você pode pagar mensalmente, sem comprometer suas finanças pessoais;
  • Documentação: confira se o imóvel consta com todas as documentações em dia, como registro e escritura, pois isso é importante para entender se estará morando em uma propriedade regular ou não.

Além desses itens, também é importante saber qual o tipo de imóvel é o ideal para você, ou seja, é essencial analisar os seus gostos pessoais, atual momento de vida, objetivos futuros, se pretende ter filhos ou não, se levará algum animal de estimação, etc. Tudo isso ajuda na hora de escolher um imóvel para alugar.

💡Leia também: Aluguel de casas em condomínios? Descubra como funciona essa prática

Como funciona o aluguel direto com o proprietário?

Agora, vamos entender como funcionam as opções de aluguel, começando com a modalidade direto com o proprietário. Nesse processo, não ocorre a intermediação de uma imobiliária ou de um corretor, ou seja, o locatário e o locador negociam entre si, os quais são responsáveis por acertar os detalhes de contrato, valores e garantias.

Essa forma de aluguel pode parecer mais simples, rápida e econômica, porém pode trazer alguns riscos e dores de cabeça no futuro. Abaixo, veja as vantagens e desvantagens de alugar direto com o proprietário.

Vantagens

Existem algumas vantagens notáveis ao optar por essa modalidade de aluguel, sendo que as principais são:

Economia nas taxas

Um dos principais benefícios do aluguel direto com o proprietário é a economia, pois você não precisará pagar taxas ou comissões para uma imobiliária ou um corretor. Outro ponto é que há chances de negociar mais facilmente o valor do aluguel com o dono do imóvel, especialmente para garantir algum desconto ou modificar a forma de pagamento.

Flexibilidade na negociação

Sem a intermediação, você consegue visitar vários imóveis sem precisar agendar um horário. Além disso, também tem maior flexibilidade para negociar valores, prazos, multas e garantias locatícias. 

Rapidez na locação

Além dos itens anteriores, você pode ter mais rapidez no processo de locação. Isso significa que não será necessário aguardar o tempo de aprovação da imobiliária ou do corretor para fechar o negócio. Qualquer problema ou dúvida é possível resolver diretamente com o proprietário.

Desvantagens

Porém, como comentamos anteriormente, existem alguns riscos de optar pelo aluguel direto com o proprietário. Listamos alguns deles abaixo:

Ausência de segurança jurídica e técnica

Uma das principais desvantagens de seguir por essa modalidade de aluguel é o risco de não ter segurança jurídica e técnica. Isso quer dizer que você poderá lidar com problemas de falta de documentação do imóvel, contrato irregular, cobranças indevidas, dificuldades para fazer reparos ou manutenções, entre outros.

Adversidades na negociação

Além de uma segurança, também pode ocorrer algum conflito entre você e o proprietário durante o contrato. Problemas na negociação de ajustes, renovações e rescisões possam surgir e causar estresse e dores de cabeça até chegarem em um acordo.

Dificuldade para encontrar o imóvel

Ao optar por alugar uma casa ou apartamento direto com o proprietário, há chances de levar mais tempo até encontrar o imóvel ideal para você. Isso porque será necessário pesquisar muito, visitar várias propriedades, comparar preços e condições, sem contar com a ajuda de um corretor, por exemplo, que pode orientá-lo e facilitar bastante a busca.

Como funciona o aluguel direto com a imobiliária?

O aluguel feito com a imobiliária é quando acontece uma intermediação de uma empresa especializada entre o proprietário e o inquilino. Nesse caso, o locatário e o locador contam com a experiência de profissionais do ramo imobiliário para garantir que a negociação seja segura, tranquila e de acordo com a legislação. Entenda mais sobre a seguir.

Vantagens

Existem diversas vantagens ao optar pela modalidade direta com a imobiliária, veja:

Segurança em todo o processo

O grande benefício de alugar uma casa ou apartamento com a imobiliária é a segurança. Você tem total respaldo jurídico e técnico durante o processo de locação, além de ter a garantia de que o imóvel está regularizado, contrato de acordo com a lei e todos os seus devidos direitos.

Comodidade e tranquilidade

Além da segurança, a imobiliária oferece comodidade durante cada etapa da locação, para facilitar a sua vida de novo inquilino. Isso significa que não precisará se preocupar em correr atrás de documentos, negociar o valor, se preocupar com questões jurídicas, entre outros. A imobiliária faz tudo isso por você, de forma rápida e tranquila.

Suporte em qualquer situação

Em caso de problemas, a imobiliária consegue ajudar durante toda a vigência do contrato. É possível contar com a empresa para tirar dúvidas sobre reparos, manutenções, reajustes, renovações, etc.

Desvantagem

Um ponto que se torna desvantagem, para algumas pessoas, é o custo para pagar uma taxa ou comissão à imobiliária. Esse valor é necessário para realizar toda a intermediação de forma eficiente, desde o início até o final do contrato. 

Ao dispor de uma pequena parcela à imobiliária, você conta com suporte jurídico, não corre o risco de cair em fraudes e tem a garantia que pagará um valor justo no aluguel. 

A importância da imobiliária no processo de aluguel

Como você viu até aqui, tanto o aluguel direto com o proprietário quanto com a imobiliária têm seus benefícios e malefícios. Entretanto, é fundamental ressaltar que a imobiliária tem uma função essencial no processo de aluguel, pois proporciona mais segurança, tranquilidade e comodidade ao inquilino. 

Optar direto com o proprietário pode parecer uma boa ideia no primeiro momento, mas tem seus riscos e desafios. Você pode sofrer com golpes, principalmente pessoas que anunciam imóveis falsos ou inexistentes, tendo a possibilidade de perder dinheiro e ter documentos clonados. 

Além disso, corre o risco de você ser despejado da casa ou apartamento sem aviso prévio ou sem respeitar os prazos legais, especialmente se o dono do imóvel deseja vender, reformar ou ocupar o espaço. 

Devido a esses fatores, é importante que tenha muito cuidado ao alugar direto com o proprietário, pois deve-se conferir a veracidade das informações, idoneidade, qualidade do imóvel e a legalidade do contrato. 

Com uma imobiliária experiente e com profissionais especializados, você conta com todos os recursos necessários para garantir uma locação satisfatória e sem problemas.

💡Pode ser útil: Conheça os melhores lugares para morar na Palhoça

Encontre o seu imóvel na Imobiliária João Costa

Se você busca por um imóvel para alugar na Grande Florianópolis, saiba que a Imobiliária João Costa pode te ajudar! Com 23 anos de atuação no mercado, nós oferecemos as melhores opções de locações na região. 

Contamos com profissionais qualificados e capacitados para atender todas as suas necessidades. Para isso, contamos com diversas casas, apartamentos, salas comerciais e galpões industriais para aluguel.

A Imobiliária João Costa tem como grande diferencial a eficiência na hora de encontrar o imóvel ideal para você. Nossos corretores estão disponíveis para apresentar as opções disponíveis e tirar todas as dúvidas sobre localização, valor e características de cada imóvel que deseja visitar. 

Além desses pontos, temos compromisso com a transparência e a segurança no contrato de locação. Você conta com o apoio da nossa assessoria jurídica para responder todas as questões sobre as cláusulas do contrato. Também é possível escolher entre algumas opções de garantia locatícia, como o CredPago.

Então, gostou de entender mais sobre como funciona o aluguel direto com o proprietário e a importância da imobiliária? Como vimos, existem vantagens e desvantagens em cada modalidade, sendo necessário analisar bem alguns fatores antes de alugar um imóvel.

A imobiliária é um suporte totalmente singular nessa jornada de aluguel, pois oferece todo o apoio que necessita e proporciona mais paz para você e sua família. 


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Para conhecer todas as nossas opções de imóveis para locação em Palhoça, São José e em toda a Grande Florianópolis, entre em contato agora com a nossa equipe. Um de nossos corretores irá lhe atender com enorme prazer!