Como colocar meu imóvel para alugar?

Colocar um imóvel para alugar pode ser uma ótima maneira de gerar renda passiva ou se estabelecer com calma para a aposentadoria, mas é preciso seguir algumas práticas recomendadas para garantir o sucesso desse tipo de empreendimento. 

Muito mais do que simplesmente permitir que um conhecido ou estranho passe a ocupar uma casa, apartamento ou sala comercial, pagando mensalmente, o aluguel, para a proteção de todos, deve contar com algumas medidas de segurança e garantias.

Os inquilinos sempre tem pressa para se estabelecer em um imóvel para alugar. Porém, toda aquela lista de documentos e demonstrativos pedidos normalmente pelas imobiliárias, assim como as vistorias e reformas antes e depois de alugar são fundamentais. 

Neste artigo, a equipe da Imobiliária João Costa vai apresentar algumas das melhores práticas que você, como locador, deve seguir ao colocar seu imóvel para alugar. Confira e, em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!

Pesquisa de mercado

Com um imóvel disponível para aluguel, você decide iniciar esse processo e anunciar na sua região. Mas será que o mercado local é apropriado para isso?

Antes de colocar seu imóvel para alugar, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender os preços e condições de aluguel na região em que ele está localizado.

Isso ajudará a conhecer imobiliárias que atendem na sua área, definir um preço competitivo e a criar uma estratégia de marketing adequada para atrair inquilinos.

É nesta etapa que você pode descobrir, também, que tipo de inquilinos pretendem se estabelecer na sua região.

Prepare o imóvel para a locação

Naturalmente, antes de colocar o imóvel para alugar, é essencial que ele esteja em boas condições.

Se você está trabalhando diretamente com uma imobiliária, os próprios profissionais podem indicar quais as modificações e reformas necessárias, ou até mesmo oferecer a execução desse tipo de trabalho.

Valorize e atraia seus clientes. Verifique se há reparos a serem feitos, limpe bem o imóvel e, se necessário, faça algumas melhorias para torná-lo mais atraente para os inquilinos.

Defina um contrato claro e completo

O contrato de locação é um dos documentos mais importantes no processo de aluguel de um imóvel, principalmente se você está fazendo isso de forma independente.

Certifique-se de que ele seja claro, completo e bem elaborado, incluindo informações sobre valores, prazos e condições de uso do imóvel.

Alguns pontos que devem estar no seu contrato:

  • preço do aluguel;
  • tempo de vigência;
  • garantia – como o seguro aluguel;
  • penalidades em casos de conflitos ou inadimplência.

Caso queira fugir desse tipo de preocupação, e possíveis consequências, o ideal é trabalhar com uma imobiliária gerindo o seu espaço.

💡 Veja aqui uma lista completa dos documentos necessários para a locação de um imóvel

Esteja em dia com as obrigações legais

Assim como na venda de uma propriedade, o aluguel exige que todas as taxas e documentações do imóvel estejam em dia.

Isso inclui o pagamento de impostos e taxas como IPTU e recolhimento de lixo. A regularização da documentação e a observância das leis e normas por parte do locador são fundamentais.

Conte com o apoio de uma imobiliária especializada

Para facilitar todo o processo de locação do seu imóvel, é recomendável contar com o apoio de uma imobiliária especializada na região em que ele está localizado. 

Uma boa imobiliária pode ajudar a definir preços competitivos, divulgar o imóvel para um público amplo, realizar a triagem de candidatos, elaborar contratos e gerenciar todo o processo de locação de forma profissional e segura.

Se você tem pouco tempo, ou experiência no assunto, o trabalho guiado por profissionais de uma imobiliária é fundamental para evitar dores de cabeça com aluguéis atrasados, reformas, documentos, vistorias e muito mais.

Realize uma vistoria detalhada antes e depois da locação

Antes de entregar o imóvel para o inquilino, faça uma vistoria detalhada para registrar as condições do imóvel. 

Esse tipo de atitude ajudará a evitar conflitos futuros relacionados a danos e reparos. Ao final do contrato, realize outra vistoria para comparar as condições do imóvel antes e depois da locação.

Este trabalho, por exemplo, é um dos destaques da Imobiliária João Costa. Acompanhando de perto todo tipo de visita e vistoria, nossa equipe consegue fazer um controle amplo de todas as condições do imóvel e sua estrutura. 

Mantenha-se atualizado sobre o mercado imobiliário

O mercado imobiliário é dinâmico e está sempre mudando, você acompanha as notícias dessa área?

Para garantir o sucesso do seu empreendimento de aluguel de imóveis, é importante manter-se atualizado sobre as tendências e as mudanças no mercado global, e da sua região!

Isso ajudará a definir estratégias de controle de preços, planejamentos para investir na compra de novos imóveis para alugar e muito mais.

Quer saber um pouco mais sobre o funcionamento de uma imobiliária e como colocar seu imóvel para alugar de forma segura e garantida? Continue acompanhando os artigos da Imobiliária João Costa e entre em contato com a nossa equipe!